Sobre a empresa

O inicio de tudo

A Origem

A história da Bitumirim® está conectada à história de vida do Sr. Gustavo Adolfo Neiverth, um homem criativo e visionário que enxergou o real potencial e a grande utilidade da erva-mate.

Gustavo Adolfo Neiverth nasceu em 18 de setembro de 1914, no município de Imbituva-PR, onde cresceu e casou-se com Clair Hecke. Em 1942 mudaram-se com os filhos para o bairro dos Paes, onde atualmente é a localidade da Fazenda Vila Nova (Ivaí-PR), Brasil.

Posteriormente, comprou um terreno em que só existia apenas um gramado seco, onde nada era produzido e lá construiu sua casa. No mesmo ano, Gustavo construiu um “carijo”, que era uma espécie de um depósito com tábuas furadas, utilizado para fazer a secagem da erva mate.

Não tinha empregados e vendia a erva-mate cancheada na localidade de Bom Jardim do Sul para um posto de recebimento de uma cooperativa de Curitiba-PR. No ano seguinte, construiu outro “carijo” e contratou um empregado.

Em 1944 construiu mais um “carijo” e contratou mais um funcionário para fazer a secagem. Também neste mesmo ano ampliou suas vendas alcançando maiores compradores.

No decorrer dos anos, Gustavo foi adquirindo mais terras, aumentando assim a sua propriedade. Nos anos 50, montou um carregador de bateria, na época chamado de acumulador, e com este tinha energia elétrica em sua casa. Nessa época fez um moinho, tocado com roda d’água, onde fazia canjica e farinha, e esses produtos eram comercializados na região. Ainda nos anos 50, construiu por conta própria uma pequena usina hidrelétrica que era usada para uso doméstico.

Na década de 60, aumentou a represa onde seu sogro tinha construído uma roda d’água, que tocava uma pequena fábrica de farinha de milho, onde mais tarde, esta mesma roda d’água seria utilizada para tocar o primeiro soque de erva-mate.

Em 15 de fevereiro de 1963, o Sr. Gustavo conseguiu o registro da sua indústria de erva-mate na cidade do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional do Mate.

Seguiu prosperando, e na década de 80, foi o pioneiro a implantar o sistema de plantio direto no município. Em 1986, com a expansão de sua indústria, adquiriu um secador contínuo de secagem rápida, o qual era capaz de secar 3000 Kg/hora de erva mate.

No início da década de 90, iniciaram-se as pesquisas e estudos sobre a erva-mate na Bitumirim®, entre elas a tese de doutorado da principal praga da erva-mate, a “broca”.

Com o desenvolvimento do trabalho, toda a estrutura da EMBRAPA Florestas-PR estava disponível para o desenvolvimento de seu estudo. Isso fez com que se deflagrasse a parceira BITUMIRIM®/EMBRAPA, tornando a Empresa Bitumirim® Indústria e Comércio num dos maiores centros de pesquisas do Brasil em erva-mate.

Com o decorrer dos anos, já sob direção dos filhos e genro do Sr. Gustavo, a empresa conquistaria outras inúmeras parcerias, como instituições de ensino, onde foram desenvolvidos diversos estudos relacionados com a qualidade e parâmetros químicos da erva mate, pesquisadores de diversos países que puderam, em parceria com a Bitumirim® desenvolver trabalhos que contribuíram para a evolução da cadeia da erva mate em vários setores.

E também, nesses anos todos, a Bitumirim® pode contar com empresas parceiras do setor alimentício, do setor químico, de cosméticos e também de essências que vem, constantemente somando esforços para desenvolver toda a cadeia da erva mate.

Os anos se passaram...

A Era Atual

Com o passar do tempo e de toda a evolução no setor de campo e industrial, atualmente a Bitumirim® conta com inúmeros investimentos para modernizar a cadeia da Erva Mate no Brasil e também torná-la mais competitiva e humana, desenvolvendo políticas que pregam o aspecto social e ambiental como frentes de destaque.

Na era atual, a Bitumirim®, além de cultivar a erva mate desde a etapa de viveiro com o plantio de mudas e obtenção de sementes originárias de suas plantas matrizes, também fabrica e comercializa produtos à base de erva mate para consumo no mercado interno na forma de “chimarrão”, uma bebida típica da região Sul do Brasil e, também há mais de 15 anos realiza a exportação de seus produtos na forma de “folhas puras”, o que compreende 100% do material advindo somente das folhas da planta, não existindo a presença de galhos e palitos originários de outras partes da planta como caules ou pecíolos.

Hoje em dia, a Bitumirim® conta com diversos campos produtivos de erva mate próprios, que estão dispostos em terras de suas propriedades na região de Ivaí, no estado do Paraná, Brasil.

Estes campos são totalmente constituídos com a plantio de mudas de erva mate advindos de seu próprio viveiro, também presentes da Fazenda Vila Nova em Ivaí-PR.

O viveiro da Bitumirim® atualmente produz em média 350.000 mudas/ano, as quais são utilizadas para a composição dos campos produtivos, o reflorestamento de áreas de Reserva Legal e também para a venda externa a produtores regionais.

O principal produto exportado pela Bitumirim® tem como foco a Erva Mate cortada e peneirada em padrões que variam de 2mm a 5mm. Sendo constituída de 100% de folhas puras de erva mate processada, são extraídas a partir da colheita anual da planta Ilex paraguariensis, podendo apresentar variação de cores devido ao processo de armazenamento em depósitos específicos, que preservam as características organolépticas da planta, resultando em um envelhecimento natural do material. 

Este armazenamento, feito pelo tempo mínimo de 1 ano, possibilita a oxidação da matéria prima, o que proporciona às folhas um odor mais intenso e um sabor mais forte para obtenção de infusões.

Também na Bitumirim®, na era atual, são utilizadas diversas técnicas de reprodução vegetativa e vários procedimentos que foram desenvolvidos e originados dentro da empresa, juntamente com diversas parcerias de negócio, sendo consideradas hoje como referência em alguns procedimentos.

Assim, atualmente a Bitumirim® investe em novas tecnologias e na diversificação do setor, buscando mais uma vez a evolução na cadeia da erva mate, a qual igualmente fez a anos atrás.

Galeria da empresa

plugins premium WordPress